Nos dias 15 e 16 de outubro, a equipe técnica do projeto PREAMAR – Saúde Integral deu um importante passo para a reorganização e qualificação dos serviços de saúde mental no município de Ipojuca. Rúbia Patú, coordenadora técnica, e Israel Lima, coordenador administrativo, realizaram a coleta de dados em diferentes unidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para subsidiar o diagnóstico dos serviços e contribuir para a construção da Linha de Cuidado em Saúde Mental.
As atividades começaram no CAPS-ad, onde, na manhã do dia 15, foram aplicados questionários com profissionais-chave como psicólogo, assistente social e técnica de enfermagem. Durante a tarde, a coleta de dados foi realizada no CAPS II Gregório Bernardo, com a participação da gerente operacional, psicóloga e enfermeira. Essas entrevistas são fundamentais para entender os desafios e as potencialidades dos serviços oferecidos, com o objetivo de melhorar o atendimento prestado à população.
No dia 16, a equipe seguiu para as Policlínicas de Camela e Porto de Galinhas. Pela manhã, foi coletada a percepção da coordenadora da unidade de Camela, enquanto, à tarde, a coordenadora da unidade de Porto de Galinhas contribuiu com informações valiosas sobre o funcionamento dos serviços de saúde mental.
Esses dados serão fundamentais para o diagnóstico da RAPS e para o desenvolvimento de uma Linha de Cuidado mais eficiente e humanizada, que alinhe as ações das unidades de saúde e melhore o fluxo de atendimento. O Projeto PREAMAR segue seu compromisso de construir um sistema de saúde mental mais acolhedor e resolutivo em Ipojuca.