O Projeto PREAMAR – Saúde Integral tem como objetivo reorganizar e qualificar o cuidado em saúde mental no município de Ipojuca/PE, buscando soluções para problemas relacionados aos transtornos mentais, ao uso de álcool e outras drogas. A iniciativa reconhece que essas condições impactam gravemente a qualidade de vida da população, resultando em isolamento social, violações de direitos humanos e elevados custos para o sistema de saúde.
A proposta central do projeto é melhorar a integração e articulação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), que desempenha um papel fundamental no cuidado contínuo e preventivo. Atualmente, o município apresenta desafios como a falta de formação adequada dos profissionais de saúde, centralização dos atendimentos e a insuficiência de recursos humanos capacitados para atender às demandas da saúde mental. Além disso, há uma lacuna na oferta de tratamentos integrados e resolutivos, com um número elevado de pacientes aguardando atendimento.
O PREAMAR visa:
Com base na realidade epidemiológica local, onde há um aumento nos casos de transtornos mentais, internações psiquiátricas e tentativas de suicídio, o projeto busca reduzir esses indicadores negativos. A integração dos serviços e a educação permanente dos profissionais são vistas como estratégias centrais para garantir que o cuidado em saúde mental seja humanizado, eficiente e focado na recuperação e reintegração dos pacientes na sociedade.
Ao investir na educação permanente dos profissionais e na reorganização dos processos de trabalho, o PREAMAR também pretende superar antigos modelos de tratamento que não oferecem a devida resolutividade e qualidade no atendimento, promovendo, assim, uma saúde mental de forma integral e integrada.
A parceria entre o Instituto IGPN e o Instituto Rede Vhida na execução do PROJETO PREAMAR – Saúde Integral representa um importante avanço na qualificação do cuidado em saúde mental no município de Ipojuca/PE. Unindo forças, as duas instituições trazem um enfoque inovador e integrado para enfrentar os desafios impostos pelos transtornos mentais, o uso de álcool e outras drogas, reconhecendo a necessidade de uma atuação articulada e eficiente para reduzir os impactos negativos dessas condições na população.
Abaixo segue o link do Projeto PREAMAR no Portal da Transparência do Instituto IGPN :